As árvores são criaturas maravilhosas. Algumas nos dão sombra e refrescam o ambiente, outras além de contribuir com sua beleza exalam aromas florais. Outras ainda secretam uma substância pegajosa de delicioso aroma conhecido como Breu Branco.
O que é
Resinas de árvores são usadas há milênios por suas variadas características terapêuticas e religiosas. O Breu é o produto resultado de uma incisão feita no tronco de árvores do genêro Protium que ao entrar em contato com o ar torna-se uma resina de aroma muito agradável e rico em propriedades medicinais e cosméticas.
Existem várias espécies de Protium que produzem o exudato conhecido popularmente como Breu. E uma característica muito interessante dessa árvore, presente na região amazônica e áreas de cerrado é que ela não tolera o desmatamento, por isso pode ser considerada um bio-indicador do estado do ambiente.
O Breu é da mesma família das burseráceas de origem da Índia e de países da África, portanto o Breu Branco é considerado o primo brasileiro do famoso olíbano ou frankinscense. Por este motivo que seus usos e suas características são bastante semelhantes.
Benefícios do Breu Branco
Na Amazônia, povos locais usam o Breu Branco tanto em cerimônias religiosas como por suas características terapêuticas sendo que alguns de seus usos medicinais foram comprovados pela ciência atual.
Seu uso medicinal pode ser feito pela queima da resina, por extratos ou uso do óleo essencial. Para questões respiratórias tem ação de limpeza dos pulmões e vias respiratórias, contribuindo em casos de bronquites, asmas, gripes sinusites, obstruções das vias aéreas e rinites. Também auxilia a respiração em casos de resfriados e laringites por atuar como expectorante.
Como analgésico pode ajudar em lesões de torções, hematomas e musculares. Também pode ajudar em dores estomacais e de cabeça.
Sua função anti-inflamatória foi comprovada pela ciência contemporânea e ajuda em casos de artrite, bursite e reumatismo. Como antibiótico, também comprovado cientificamente, ajuda na limpeza de feridas e previne infecções.
Também é usado na aromaterapia pois é rico em monoterpenos como o alfa-felandreno e o terpinoleno, compostos que estimulam a liberação de citocinas anti-inflamatórias e desobstruem as vias respiratórias.
Suas propriedades atuam em questões emocionais e da psicoaromaterapia, pois atua no inconsciente, nos sonhos e na região mística/espiritual do cérebro, auxiliando a equilibrar as emoções. Facilita a entrada em estados meditativos, de foco e relaxamento atenuando o estresse mental e facilitando momentos de meditação e concentração.
Uso Cosmético do Breu Branco
O Breu Branco provê uma variedade de benefícios cosméticos para a pele. Suas características anti-inflamatórias, analgésicas, bactericidas, calmante e antioxidante faz com que ele seja um atraente ativos cosmético para cuidar e amenizar diversas questões cutâneas.
Por conter propriedades antioxidantes a aplicaçã tópica de Breu branco associado ao Pracaxi ajuda a acalmar inflamações, diminuir inchaços, vermelhidão e coceira.
Também é antioxidante, por isso combate o estresse oxidativo e envelhecimento precoce além de uniformizar o tom da pele ajudando na manutenção da hidratação, rejuvenescimento e reparação cutâneo.
É muito utilizado na perfumaria por suas características aromáticas. Sua resina exala um aroma delicioso com notas amadeiradas e de especiarias dando corpo e durabilidade aos aromas de perfumes e produtos cosméticos.
Onde Encontrar
Incorporamos o uso do Breu Branco em nosso Hidratante Bagan por todas as características já citadas. Um dos pilares da Nua Honest Care é a criação de produtos cosméticos que cuidem do nosso corpo promovendo saúde e auxiliando na regeneração da saúde da pele e dos nossos fios.
O Hidratante Bagan já ajudou inúmeras clientes a desinchar, melhorar a hidratação e uniformização do tom de pele e também na regulação do estresse pela inalação de seu aroma delicioso.
Para experimentar os benefícios do Breu Branco compre o seu Hidratante Bagan clicando aqui.
Referências
P. N. Bandeira, A. M. Fonseca, S. M. O. Costa, M. U. D. S. Lins, O. D. L. Pessoa, F. J. Q. Monte, N. A. P. Nogueira, and T. L. G. Lemos, Natural Product Communications 2006 1:2
LORENZI, H. e MATOS, F. J. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa: Plantarum. 2002, p.135.
de Lima EM, Cazelli DS, Pinto FE, Mazuco RA, Kalil IC, Lenz D, Scherer R, de Andrade TU, Endringer DC. Essential Oil from the Resin of Protium heptaphyllum: Chemical Composition, Cytotoxicity, Antimicrobial Activity, and Antimutagenicity. Pharmacogn Mag. 2016 Jan;12(Suppl 1):S42-6. doi: 10.4103/0973-1296.176113. PMID: 27041857; PMCID: PMC4791998.
Yorumlar