top of page

Perfumes e alergias, há relação entre os dois?


Sim, já sabemos que há relação entre aromas e alergias.


Os perfumes estão em todos os ambientes que frequentamos e produtos que usamos. Seja nos produtos de limpeza de casa e roupas, nos alimentos industrializados, nos cosméticos que usamos até nos ambientes que frequentamos, como lojas e escritórios.

O que muitos não sabem é que essas fragrâncias são comprovadamente causadoras de enxaquecas, dores de cabeça, alergias cutâneas, problemas respiratórios como asma, bronquite alérgica entre outros.


O que são?


Antes de falarmos das alergias vamos entender o que é uma fragrância:


Sua definição diz que uma fragrância é a “característica de fragrante; aroma: fragrância de perfumes. Aroma ou perfume agradável das flores, das plantas: fragrância das rosas.”

As palavras cheiro, aroma, perfume e fragrância normalmente são usadas como sinônimo.


Ou seja, perfume/fragrância é tudo aquilo que traz aroma podendo ser dividido em dois tipos: sintético ou natural.


Perfume Sintético


De forma simplista são os aromas desenvolvidos em laboratórios. Podem ser feitos de duas formas, podendo ser 100% sintéticos ou parcialmente sintéticos com outros componentes naturais.

As indústrias normalmente preferem as fragrâncias sintéticas pois são mais baratas e tem um prazo de validade maior que as naturais, podendo chegar até cerca de 5 anos.

Outro benefício é a estabilidade do aroma entre diferentes lotes, ou seja, um aroma sintético de lavanda terá sempre o mesmo cheiro, independente do lote de produção.


Perfume Natural


Os perfumes naturais são exatamente o que o nome descreve, 100% provenientes de fontes naturais, como frutas, sementes, raízes, etc...

Diferentemente dos sintéticos, os perfumes naturais têm um prazo de validade menor, variando entre um e dois anos, geralmente são mais caros e há uma variação dos cheiros de acordo com os lotes de produção. Uma vez que são extraídos de fontes naturais há variações entre as safras por causa de diferenças climáticas, ataque de pragas, mudanças na forma de colheita, no ph do solo, etc... Essas mudanças trazem uma instabilidade nas características aromáticas tornando-se mais difícil manter a perfeição do cheiro entre diferentes lotes.

No entanto um dos grandes benefícios dos perfumes naturais é que sabemos exatamente o que compõe aquela fragrância, ou seja, não há nada escondido, existe transparência. Praticamente todas as marcas que trabalham com aromas naturais descrevem claramente a fonte de suas fragrâncias trabalhando com transparência e dando segurança ao cliente no momento da compra.


Regulamentação


Um dos grandes problemas com as fragrâncias é que não há necessidade de transparência na discriminação das informações que compõe um aroma. Pelo contrário, a legislação considera o aroma como segredo de indústria, ou seja, por conta dessa proteção as empresas estão blindadas e não precisam abrir a lista dos ingredientes que compõe suas fragrâncias. Algumas fragrâncias podem conter até 10 mil ingredientes diferentes e nunca saberemos de fato o que estamos usando.



Fragrâncias e as alergias


De acordo com um estudo de 2009 sobre sensibilidade à fragrâncias, cerca de 30% da população dos Estados Unidos tinha sensibilidade à algum perfume e cerca de 19% tinha de fato problemas de saúde relacionados aos aromas.

Essas alergias podem ser causadas por cerca de 2.500 substâncias diferentes que normalmente são usadas nas composições aromáticas que não precisam estar descritas nas fórmulas por conta da proteção legal de segredo de indústria.


Diferenças entre alergia e sensibilidade


Alergia


Quando temos uma alergia nosso corpo trabalha com uma resposta pelo nosso sistema imune à um ingrediente da composição do perfume.

Isso significa que o nosso corpo identifica essa molécula como uma substância estrangeira e então ativa uma resposta imune para ajudar a combater essa substância, da mesma forma que lida com bactérias.

Essa resposta imune normalmente se desenrola por alguns dias após o contato e pode apresentar manchas e vermelhidões pelo corpo por pelo menos uma semana.

Alguns sintomas alérgicos são:

- coceiras, mesmo sem a presença de manchas avermelhadas na pele

- coceira ao redor dos olhos e na garganta

- pele seca e descamação superficial

- sensação de queimadura na pele sem irritação visível

- sensibilidade à luz solar além do normal


Sensibilidade


A sensibilidade aos perfumes é a resposta mais comum sendo uma reação à algo que irrita o nosso corpo. A sensibilidade não precisa necessariamente ativar uma resposta pelo sistema imune.

Alguns sintomas de sensibilidade são:

- formigamento dos lábios e região do nariz

- manchas vermelhas pelo corpo que desaparecem após algumas horas

- crise de espirros

- coceira ou nariz escorrendo

- muco mais líquido escorrendo no fundo da garganta

- dor de cabeça

- náusea

- tosse persistente


Há ainda aqueles casos de alergia muito severos, que são extremamente raros, como inchaço de lábios, bocas e língua, impedindo a passagem de ar e choque anafilático. Essas situações requerem tratamento emergencial médico imediato.


Como lidar com os perfumes tóxicos?


A melhor forma é listar e conhecer os produtos que consome rotineiramente e tentar evitar o contato com os possíveis alergênicos escolhendo sempre o menos industrializado e mais natural possível. Não basta conter as palavras hipoalergênico ou "para peles sensíveis" nos rótulos, você precisa conhecer as substâncias tóxicas contidas nesses produtos para fazer as melhores escolhas.

Posteriormente inicie uma substituição gradual dos produtos para substitutos que sejam naturais e benéficos para os seres humanos e para o ambiente.


Atualmente o mercado da cosmética limpa e natural vem crescendo e já existem inúmeras opções de produtos saudáveis que prezam pela transparência de seus ingredientes e trabalham com aromas provenientes de fontes naturais e seguras.


A Nua Honest Care trabalha cosméticos naturais com aromas 100% naturais e somos transparentes em nossa comunicação, nossas fragrâncias são totalmente abertas em todos os nossos produtos pois prezamos pela qualidade nas informações.


Você encontra nossos perfumes naturais botânicos autorais clicando aqui.


Perfumes naturais na mata - Nua Honest Care
Perfumes naturais botânicos da Nua Honest Care

Referências:








Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page