top of page

Tudo o que você precisa saber sobre como usar a sua Gua Sha na rotina de cuidados diários



 

Você comprou a sua Gua Sha e não tem ideia do que essa ferramenta é ou de como usá-la para adquirir os melhores benefícios. Então leia este post até o final e compartilhe com outros amigos que possam se interessar pelo assunto.


Você já deve ter visto na internet muitas pessoas que se renderam à moda atual das Pedras de Massagem Facial Gua Sha com uma solução para questões de inchaço facial, drenagem linfática, liberação de tensões e até mesmo redução de acne.

Mas o que realmente é e como você deve usá-la ainda é uma pergunta frequente.




O que é


A Gua Sha é uma ferramenta da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como MTC e literalmente significa "raspagem" - gua de "areia" - sha. O termo faz relação aos pequenos "grânulos" que se formam no corpo pela estagnação de sangue. A técnica é usada para tratar diversos problemas musculares, circulares, tendinosos e até emocionais e consiste em raspar a Gua Sha, que pode ser feita de pedra, osso ou até mesmo colheres e espátulas diversas para liberar o fluxo de energia do local tratado e amenizar os problemas.

Na MTC, a estagnação de sangue é uma das causas de dores e a manipulação da Gua Sha serve para liberar e/ou aumentar o fluxo de sangue no local, resultando no alívio do problema.

Para a estética a Gua Sha vem sendo cada vez mais utilizada com excelentes benefícios.


Benefícios


Drenagem linfática


O sistema linfático é responsável pelo transporte de fluidos e filtragem de toxinas do nosso corpo.


Portanto, ao massagear nossa face, ajudamos a estimular o fluxo dos fluidos e a ativar nossos nódulos para que façam a drenarem correta dos líquidos de nosso rosto. O uso da Gua Sha ajuda a desintoxicar o corpo estimulando a drenagem linfática.


Redução do inchaço facial


Muitos dos nossos hábitos rotineiros são prejudiciais ao nosso corpo e acabam nos deixando inchados com retenção de líquidos e toxinas.


Nesse caso, os vasos dilatam e o fluído linfático tende a ficar preso na camada superficial da pele, o que pode deixá-la com aspecto cansado, poros mais proeminentes e com linhas de expressão mais acentuadas.


A massagem facial como a Gua Sha ou o Rolo de Massagem Facial, quando feita de forma correta, ajuda a drenar esse excesso de líquido de volta para o sistema linfático auxiliando na redução do inchaço e na melhora do aspecto de nossas peles.


Os resultados de qualquer massagem são temporários, por isso, uma dieta adequada e prática de atividades físicas são a melhor forma de prevenir a retenção de líquidos.

Ativação da Circulação Sanguínea


O uso da Gua Sha e do Rolo de Massagem Facial também ativa a circulação sanguínea, por isso pode ajudar a deixar nossa pele mais iluminada, firme e saudável.


Lembrando que, qualquer massagem, quando feita corretamente, com ou sem o rolo de massagem facial, pode ajudar com as questões de inchaço e ativação da circulação sanguínea.


Ajuda na absorção de produtos


Os hidratantes, séruns ou óleos irão ajudar a ferramenta a deslizar melhor na pele que trará melhor absorção de seus ativos por meio da massagem como o rolo de massagem facial. Por isso recomendamos o uso de seu produto facial antes da massagem.


Mas então qual a diferença entre a Gua Sha e o Rolo de Massagem Facial?


Enquanto o Rolo de Massagem Facial promove a drenagem linfática a Gua Sha aprofunda o tratamento e libera os tecidos musculares profundos e aumentam ainda mais a micro-circulação da região tratada. Ao longo de meses do uso da Gua Sha rotineiramente, é possível ver a diferença em linhas finas e no aspecto geral da pele e formato do rosto.


Como usar


Você deve usar a ferramenta sempre depois de fazer uma limpeza facial, afinal de contas a massagem vai ajudar sua pele a absorver qualquer produto que esteja na superfície e não queremos restos de maquiagem e vestígios de poluição sendo absorvidos pela pele. Então, antes mesmo de pensar em começar a fazer a sua massagem lave o rosto e as suas mãos.


Aplique seu produto facial e com uma leve pressão faça movimentos n sua pele deslizando a ferramenta na direção do centro para fora.


Passe na mesma região algumas vezes e quando precisar voltar para o ponto inicial retire a ferramenta da pele e volte para o início; não fique deslizando a ferramenta para frente para trás. Faça a massagem diariamente por 5 a 10 minutos.


Por ser uma massagem mais profunda você pode perceber que alguns pontos podem estar mais doloridos, como a região das sobrancelhas ou alguns pontos no couro cabeludo, isso é normal, pois geralmente tencionamos áreas e esses pontos "acumulam" essas tensões. Mas caso não se sinta confortável ou tenha dúvidas faça movimentos mais suaves com uma pressão mais leve.


Sequência


Inicie na região do couro cabeludo massageando pontos de tensão que podem estar enrijecendo músculos faciais.

Desça para a área da testa e prossiga pelo rosto, pescoço até o colo.


- Você perceberá que diferentes partes da Gua Sha se adaptam melhor à diferentes partes do seu corpo, use a que sentir mais conforto no movimento

- Repita os movimentos passando algumas vezes em cada área para ter os melhores benefícios da massagem.

- Ao começar a massagem você vai perceber que sua pele irá corar, isso é algo bom e desejado pois indica que a sua circulação está sendo ativada.

- A Gua Sha pode ser usada para massagem corporal no auxílio ao combate à celulite.

- Deixe a sua Gua Sha na geladeira durante a noite ou mergulhe em uma tigela com água e gelo por alguns minutos logo antes de usar. A pedra gelada, além de trazer uma sensação agradável, ajuda a reduzir o inchaço e possíveis inflamações na pele.






Não se esqueça de limpar a sua Gua Sha!


A etapa final deve ser sempre, SEMPRE a limpeza das suas ferramentas de beleza com água corrente e sabão neutro, secando com um pano seco, para que elas permaneçam limpas, sem vestígios de produtos e preparado para o próximo uso sem a proliferação de bactérias.


Atenção


A sua Gua Sha é feita de pedra natural e corre risco de quebrar ou rachar mediante quedas e/ou batidas bruscas. Por isso, guarde-o em um local seguro, longe de crianças e pets.



Escreva nos comentários a sua dúvida ou o que você mais gostou de saber sobre a Gua Sha.








Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page